A Indústria Têxtil Portuguesa continua a afirmar-se no panorama internacional por uma aposta crescente na produção responsável baseada em fibras e processos sustentáveis. No próximo dia 7 de abril, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal volta a colocar o foco nesta temática, com um Webinar integrado no projecto “Sustainable Fashion From Portugal: Fashion Industry’s New Chic”. Especialistas do sector vão debater os principais desafios da atualidade e analisar o impacto da pandemia na procura pela sustentabilidade.
Na indústria têxtil e de vestuário, a etiqueta Made in Portugal é cada vez mais verde e produzida a partir de materiais sustentáveis. Ao longo dos últimos anos, foram muitos os exemplos de empresas portuguesas, da moda aos têxteis-lar, dos acessórios aos têxteis-técnicos, a abraçarem projetos de sustentabilidade, com um investimento crescente em energias alternativas, processos com menor desperdício e artigos inovadores produzidos a partir de fibras orgânicas ou recicladas. A sustentabilidade é hoje o mantra da indústria portuguesa e é um dos fatores de valor-acrescentado nas exportações nacionais.
No próximo dia 7 de abril, a força sustentável da indústria portuguesa volta a estar em destaque no Webinar organizado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. A sessão, com o título “O Novo Normal da ITV – Desafios Sustentáveis”, vai reunir vários especialistas do sector para debater as atuais necessidades do mercado em termos de produção responsável.
Mário Jorge Machado, presidente da ATP, Miguel Ribeiro da Silva, Administrador da Sasia Reciclagem, Albertina Reis da Riopele e Ricardo Silva, administrador da Tintex Textiles compõem o painel de debate desta sessão, que será moderada pela jornalista Mariana D’Orey, do T Jornal e transmitida em direto via streaming. O registo para assistir ao webinar é gratuito, mas obrigatório para obter acesso à sessão.
Esta é mais uma ação integrada no projecto “Sustainable Fashion From Portugal: Fashion Industry’s New Chic”, promovido pela ATP com o objetivo de evidenciar a veia sustentável da indústria portuguesa. Através de um conjunto de ações, junto dos mercados nacionais e internacionais, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal demonstra como a indústria portuguesa está na vanguarda da inovação verde e que a partir da sua história e do seu tecido empresarial, reúne ferramentas, conhecimentos e competências capazes de dar resposta às mais avançadas exigências do público em termos de produção responsável.
O projeto SUSTAINABLE FASHION FROM PORTUGAL: FASHION INDUSTRY’S NEW CHIC decorrerá ao longo de 2 anos e terá um investimento estimado de cerca de 740 mil de euros, tendo sido cofinanciando pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), enquadrados no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020.