Logo Modtissimo
Notícias
APPAREL SUPPLIER EVALUATION, RATING & CERTIFICATION PROGRAMME FOR PORTUGUESE APPAREL SECTOR


Está disponível no site da ATP, o Estudo “APPAREL SUPPLIER EVALUATION, RATING & CERTIFICATION PROGRAMME FOR PORTUGUESE APPAREL SECTOR”, realizado no âmbito do projeto ITV: Novos Desafios da Competitividade.




Atribuir um “rating” a empresas fornecedoras da indústria têxtil e vestuário nacional, especialmente em geografias novas e onde o risco de intervenção é maior, foi o grande objetivo do estudo que a “ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal” recentemente concluiu, com o apoio da empresa de consultoria especializada anglo-suíça, “Trigon”, que já havia realizado trabalhos neste âmbito para a IAF – International Apparel Federation, com sede em Amesterdão.

A mudança profunda da cadeia de aprovisionamento que a Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa está a experimentar, particularmente após a deslocalização de encomendas de tradicionais grandes compradores internacionais para o Oriente, obriga as empresas a estabelecer novas parcerias em proximidade, na bacia sul do Mediterrâneo e no Leste Europeu, capazes de suportar a competitividade global do sector, fazendo este focar-se nos fatores críticos de competitividade e externalizando operações de baixo valor acrescentado. Esta transformação fundamental, ainda para mais alicerçada na dificuldade de encontrar mão-de-obra na confeção em Portugal, tem de ser apoiada e orientada, constituindo este estudo de “rating” o primeiro passo para classificar empresas no exterior, ajudando as empresas nacionais a encontrar parceiros fiáveis e credenciados. No estabelecimento do “rating” de cada empresa, intervêm diversos fatores, desde os riscos políticos, económicos sociais e culturais gerais, a solvabilidade económico financeira, a acessibilidade, o histórico sem incidentes, a sustentabilidade ambiental e social de cada organização avaliada, entre muitos outros que compõem uma grelha exigente, mas de fácil leitura e eficaz aplicação.

O projeto ITV: NOVOS DESAFIOS DA COMPETITIVIDADE é promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal decorre ao longo de 2 anos. É cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um investimento estimado de 614.504,54 € e um montante de apoio elegível de 522.328,86 € provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.



voltar

Background
eUSEBIO E RODRIGUES
T JORNAL
Portal de Moda 2020